quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Xícaras

Aceita um cafezinho?

Como boa filha de mineiro das Minas Gerais, e não das minas de minério, se alguém chega a minha casa vou logo perguntando: - Aceita um cafezinho? Não é bom escutar isso de alguém quando lhe fazemos uma visita rápida ou quando encontramos um amigo na rua. Aceitamos na hora.
Além do mais, uma das coisas mais reconfortantes depois que chegamos a nossa casa, cansados depois de um dia daqueles, é tomar um banho refrescante e, depois, saborear um cafezinho fresco.
Não tenho garrafa térmica porque aprendi, não sei aonde, que o café depois de meia hora já não possui as propriedades existentes num café fresco. Talvez seja como os sucos que, também, devem ser ingeridos no momento em que são feitos. Nada como o café “passado” na hora!
Sentiram o cheirinho deste café saindo fumaça? Como o mundo é imagético!
Corra para a cozinha e, enquanto vão vendo o que coloquei mais adiante deguste (palavrinha danada de “metida”) um cafezinho.






E por falar em café...

Não há bebida mais tipicamente brasileira do que o café. Seja para manter-nos acordado por mais tempo ou pela simples apreciação: café com leite, cappuccino, expresso, de bule, quente, gelado, com creme fresco, com chantilly… São tantas as opções e inúmeras as receitas que têm essa deliciosa fonte de cafeína como ingrediente.

Benefícios do café:

- A cafeína presente no café faz bem à saúde, pois estimula a memória e diminui o sono e cansaço.

Alguns malefícios:

- O consumo excessivo de café pode causar insônia e irritação


A depressão e o café







Seria aquele cafezinho nosso de cada dia a bebida perfeita para prevenir a depressão? De acordo com estudos publicados pela revista norte-americana "Archives of Internal Medicine", a resposta é sim.  
Durante dez anos médicos da Harvard School of Public Health, de Boston, examinaram os hábitos de 50 mil mulheres americanas. A análise dos dados apontou que aquelas que bebem, no máximo, uma xícara de café por semana têm 20% mais chances de desenvolver depressão em relação àquelas que são viciadas na bebida e chegam a ingerir quatro doses diárias.
Mas os pesquisadores alertam: os estudos ainda não foram concluídos para saber ao certo o que causa essa reação. No entanto, eles acreditam que a cafeína tem o poder de alterar a química do cérebro de maneira positiva. Se isso for de fato comprovado, o café entraria na lista de substâncias que podem prevenir o quadro depressivo. Casos já avançados da doença não podem ser curados apenas com a bebida.
revista Marie Claire - menu Saúde.

Agora, vou servir um cafezinho e vocês irão escolher a xícara para “degustá-lo” (só usei esta palavra porque as xícaras combinam com ela).

Xícaras


 
































4 comentários:

  1. Com exceção da pesquisa profunda, ( e das fotos das xícaras) esta postagem poderia ser minha.
    A primeira parte do que vc colocou, eu falaria da mesma forma. Afinal, sou filha de mineira eamo café e aquilo tudo o mais que vc já disse.
    Quando vamos nos encontrar para degustar um com bolo de laranja?
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga,
    Nossa afinidade é mesmo muito grande.
    Eu recebi um e-mail com estas xícaras e fiquei doida por elas. Pensei até em fazer uma postagem no meu blog.... hahahahaha
    Não fiz, mas você fez. Valeu!
    Beijocas saudosas.

    ResponderExcluir
  3. nossa gostaria ,muito de saber o preço das xicaras e como faz pra comprar, entro em contato como, pode me passar seu watsapp por favor , meu email e magdduda@gmail.com ou se alguem souber quem vende por favor

    ResponderExcluir
  4. nossa gostaria ,muito de saber o preço das xicaras e como faz pra comprar, entro em contato como, pode me passar seu watsapp por favor , meu email e magdduda@gmail.com ou se alguem souber quem vende por favor

    ResponderExcluir