sábado, 24 de dezembro de 2011

O Perdão

O Perdão


"O Retorno do Filho Pródigo", obra de Rembrandt


“Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.”


Era uma vez... Um grupo de ratinhos que era perseguido diariamente por um rato. Diante deste sofrimento, queriam achar uma solução para o problema. Reuniram-se em assembléia e um dos ratinhos levantou a mão e disse: - “Precisamos saber a hora que o gato chega para fugirmos”. Aí a turma dos ratinhos rebateu: - “Mas, como vamos saber a hora que ele chega?” Todos ficaram pensando, pensando... Depois de muuuiiito pensar, bem no finalzinho de todos, havia um ratinho que levantou a mão e disse: “Vamos colocar um guiso no pescoço do gato e com o barulho vamos saber a hora que ele chega” - “Perfeita a sugestão!”, acharam todos. Mas... COMO?





COMO?

É uma pergunta que todos  nos fazemos diante de diversas situações e momentos na vida. E nem sempre sabemos a resposta.
Por que resistimos tanto ao novo e a mudança? Por que permanecemos resistentes no erro e em comportamentos que são por demais obsoletos ou preconceituosos ou inadequados ou rancorosos?
Lembrei-me dos desenhos do pica-pau.


O Pica-Pau



O Pica-Pau agride, quebra e fura árvores. Sua moral é espartana, apronta contra quem lhe ameaça; tome bananas de dinamite, bicadas e golpes com tudo o que estiver nas mãos. O pássaro de cabeça vermelha sente prazer em tudo isso. Sofre no começo com os desmandos de seus rivais, mas fica feliz em vê-los subjugados, feridos e humilhados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário