segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paredes

"A diferença entre a maioria dos homens e eu, reside no fato de que em mim as 'paredes divisórias' são transparentes. É uma particularidade minha. Nos outros, elas são muitas vezes tão espessas, que lhes impedem a visão; eles pensam, por isso, que não há nada do outro lado. [...] Quem nada vê não tem segurança, não pode tirar conclusão alguma, ou não confia em suas conclusões."

Sempre gostei de obras, de quebrar paredes, de abrir espaços para dar espaço. É como esvaziar o que está cheio e transborda. Uma analogia ao “Dar transparência” para enxergar, através do concreto, o que está abstraído.  

“As pessoas ficam sozinhas porque constroem em volta de si paredes ao invés de pontes.” Autor desconhecido

Embora não exista segurança real em nada que esteja fora de mim porque a segurança não está na espessura das paredes de nossas casas, as paredes emolduram minha vida.
Hoje eu queria dar destaque às paredes do meu local de trabalho, meu atelier.  Nada daqueles espaços brancos, de paredes nuas, mortas. Tenho nelas as memórias de pessoas, para mim muito importantes, que enfeitam minhas paredes, lhe dão vida e contam uma história. E...são tantas histórias!
Comecei escolhendo a cor da parede e acabou sendo o azul. Porque o azul é uma cor fresca, tranqüilizante, que ajuda a controlar a mente, a ter clareza de idéias e a ser criativo. Não o tenho em outros ambientes da casa.

Sabem qual a cor favorita no mundo? Foi realizada uma pesquisa por um fabricante de tintas onde homens e mulheres elegeram o azul como sua cor favorita. Qual é a sua cor favorita? Acho que depende de onde vamos usá-la.



Foto Myrian

Um pedacinho da parede com quatro trabalhos da “Iv” que é mãe de minha fisioterapeuta Thaís. Ela borda com linhas e fitas e faz um trabalho delicado e lindo. Acima, uma mandala da artista plástica Sônia Maria que foi minha aluna na Oficina de Arteterapia.

Abrindo um parêntese:

Sônia expos ontem, na Sala Paschoal Carlos Magno em Icaraí, Niterói, na exposição “Contato com tato” especialmente para cegos “verem pelo toque”.
Aí estamos nós duas e três “Mandalas” suas.




As fotos são de Thais, componente da Oficina de Arteterapia

Fechando o parêntese.




Foto Myrian

Outra “Mandala” da Sônia Maria. Ela é especialista em Mandalas.   
              
O que é uma mandala? Esta palavra tem origem no sânscrito (idioma antigo da Índia), significa "circuito" e, em geral, designa toda figura organizada ao redor de um centro, seja quadrado, triângulo ou outros. Apesar de seu nome, a mandala não é monopólio do Tibete e tampouco da Índia. É universal. Basta dar uma olhada nos livros de arte das diferentes civilizações do planeta para verificar sua onipresença.
Os quadros com casinhas de cerâmica foram feitos por mim. E, no quadrinho com fundo amarelo, um pedaço de tecido que garimpei e que tem uma figura de mulher lendo confortavelmente sentada numa poltrona. Achei a minha cara!


Foto Myrian

Criei e confeccionei a carteira bordada que está em cima da mesa de mosaico, “Guirlanda”, da artista  que é especialista na arte em Mosaicos, Alice, que também foi participante da Oficina de Arteterapia.  Foto Myrian
Alice e Sônia são demais!

Foto Myrian

Gato levado!


Foto Myrian


 Gata Samira e seu protetor, São Francisco.




Ângulo de uma parede azul que tem memória e que conta histórias...


Gratidão em azul:
Obrigada à amiga Myrian por ter tirado as fotos que eu acho estão muito boas.
Não estão?


3 comentários:

  1. Tudo lindo por aqui. Tbm adoro quebrar paredes, abrir espaços. Será coisa dos Marques?
    As fotos estão excelentes!
    Ciosa de Myrian. Midas.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Celia,
    Adorei seu espaço suavemente azul! Como ficou linda a parede azul clara com os trabalhos expostos! Sou apaixonada pelo azul!
    Sou Telma, vim aqui pelo Mosaico da "Rê" e adorei te conhecer!
    Um beijo!
    www.ambienteseideias.blogspot.com
    www.acessoriosbytelma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito acolhedor o seu cantinho!
    Uma feliz quarta-feira para ti!

    Bjs

    ResponderExcluir