sábado, 3 de dezembro de 2011

A eternidade dos sentidos

O Livro de Memórias se abre, de vez em quando, para nos presentear com determinado momento em que nossas vidas eram vistas com olhos de criança. Olhos que entendem o mundo ludicamente através de brincadeiras e da alegria. Olhos que se divertem e se encantam com as coisas simples que, mais tarde, esquecemos.
Minha mãe foi alfabetizadora e era muito boa nesta atividade. Sabem por quê?  Porque ela era genuinamente uma artista, sua aula era como se ela estivesse num “palco” representando vários personagens para seus afortunados alunos, um show! Levava as crianças a aprenderem pelo lúdico, brincavam de descobrir novidades.  Que orgulho eu tenho dela!
Por ela e por sua mãe, minha avó (ambas eram divertidas, brincalhonas, faziam tudo com liberdade de espírito) eu tive, durante a minha infância, lindas e mágicas experiências que preenchem meu dia-a-dia até hoje.
Posso sentir a aventura de subir numa escada de vergalhões (barra de ferro comprida que serve para estruturar vigas) que meu pai fez para o “morro”, local atrás de nossas casas com árvores frutíferas e com a coleção de orquídeas dele. Lá brincávamos de tudo que era comum na época, mas nem todos subiam nesta escada porque a descida era de ré.


Bordar, desenhar com linha...




Blog Oficial da DMC Portugal

Bordei este tipo de pontinhos com uns 6/7 anos, logo que entrei no colégio das freiras, mas a foto não existe. Copiei idêntico no Blog Oficial da DMC Portugal.

Tingir - Coisa de bruxinha!       
                                      
Sempre gostei de tingir tecidos, rendas, pedacinhos de pano. Posso usar chá preto para deixar a minha renda vintage. A renda de algodão puro tinge fácil.  Mas enxágüe a renda com água e vinagre branco para fixar o tingimento.

Efeito Mesclado

Tingindo barbantes, rendas de algodão ou pedaços de tecidos de algodão com Efeito Mesclado.
Link para ver o vídeo do Efeito Mesclado:




Todas as técnicas de produção em fibras de algodão são herança da colonização portuguesa e foram fortemente introduzidas na cultura do cearense.
 Foi por volta de 1750 que a Europa começou a receber as primeiras rendas produzidas pelas mãos das rendeiras do Ceará. Naquela época, a fama da beleza e qualidade correu  todo o mundo e hoje é exportada para muitos países. São mais de dois séculos de tradição dessas rendeiras que de forma natural produzem esses artigos de rara beleza.

Renda é algo que, independente da moda, eu uso.
 Ganhei um xale assim, com esta trama da rede de pescador chamada de renda de filet. É lindo!






Renda de filet. Esta técnica milenar também era largamente difundida entre os Egípcios e Persas, de onde se disseminou para a Península Ibérica, particularmente Portugal. Surge a partir de uma rede simples, composta de malhas e de nós, é por isso também denominado "rede de nó", seguindo a técnica de confecção da rede de pescador, que lhe serve de inspiração.


(fotos "Cosi di Lino")

Rendas de Aço
Cal Lane é artista plástica e mestra em Belas Artes pela Universidade Estadual de New York.



Conjunto de cachepots rendados

Não são lindos?

 

O bordado é uma forma de desenhar como fazemos com lápis de cor, só que com linhas. É uma maneira original e diferente de promover a sua imaginação e criatividade. 

Um comentário:

  1. Que linda esta sua postagem. Sua abordagem de temas é especial. Escreves e se descreve muito bem . Também adoro bordados e rendados. Tenho uma cortina de renda filet aqui em casa. Branca e linda, como toda e qualquer renda.
    ;)

    ResponderExcluir