quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Josés

Josés

Tudo começou com a letra de uma música num comentário do meu blog.  Minhas memórias foram acionadas como num toque de sirene.


Foto retirada da internet


José, meu bom José

 Rita Lee - Composição: G. Moustaki – Versão: Nara Leão

Clique para ouvir, você vai se emocionar:


Letra:

Olha o que foi meu bom José
Se apaixonar pela donzela
Entre todas a mais bela 
De toda a sua Galileía
Casar com Deborah ou com Sarah
Meu bom José você podia
E nada disso acontecia
Mas você foi amar Maria
Você podia simplesmente
Ser carpinteiro e trabalhar
Sem nunca ter que se exilar
De se esconder com Maria
Meu bom José você podia
Ter muitos filhos com Maria
E teu oficio ensinar
Como teu pai sempre fazia
Porque será meu bom José
Que esse seu pobre filho um dia
Andou com estranhas idéias
Que fizeram chorar Maria
Me lembro as vezes de você
Meu bom José meu pobre amigo
Que desta vida só queria
Ser feliz com sua Maria


José

Portugueses, Maria e José eram meus sogros.
Eu tinha mais afinidade com José. Conversávamos muito e ele me contava suas histórias. Certa vez num almoço, quando eu estava com uma sandália de salto de cortiça, ele me perguntou: -“Sabe da onde vem isso?” Eu lhe disse: “Da rolha”.
Foi quando fiquei sabendo da origem da cortiça.
Vou repassar curiosidades que ele me ensinou e tanto apreciei. Completei através de pesquisa.
O sobreiro é uma árvore da família do carvalho cultivada no sul da Europa  a partir da qual se extrai a cortiça. É mais comum no Alentejo litoral e serras de Algarves.
É devido à cortiça que o sobreiro tem sido cultivado desde tempos remotos. A extração da cortiça não é (em termos gerais) prejudicial à árvore, uma vez que esta volta a produzir nova camada de "casca" com idêntica espessura a cada 9/10 anos, período após o qual é submetida a novo descortiçamento. O sobreiro também fazia parte da vegetação natural da Península Ibérica.
A finalidade da cortiça é o fabrico de isolantes térmicos e sonoros de aplicação variada, mas especialmente na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e outros líquidos. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça. (Wikipédia)


Fotos da árvore sobreiro 


sobreiros descascados em cultivo – Portugal

Como um bom contador de histórias, muitas coisas ele me ensinou.

Apicultura

Um de seus passatempos era cuidar do seu sítio e da apicultura. No pomar, trabalhava para polinizar as flores da laranjeira, o que rendia produtividade tanto de laranja, como de mel (mel flor de laranjeira). Meu marido era seu ajudante o que ficou documentado em fotos, mas não são estas abaixo.

Abelha flor de laranjeira

fumigador

Apicultor com traje e máscara de proteção


Harley-Davidson

Contava sobre a lendária motocicleta que foi usada pelo exército norte americano e aliados durante a segunda guerra mundial.  Com o término da guerra, todos aqueles que haviam lutado se tornaram os principais comparadores da Harley.  Sonho de consumo de muitos, inclusive do meu sogro que adquiriu uma antiga, com sidecar, para passear com a família.
Colei a foto de um modelo da Harley-Davidson com sidecar que consegui na internet. 

Harley-Davidson com sidecar



Escola de Samba Vizinha Faladeira

A família de Maria e José morava na Rua da América, reduto de imigrantes portugueses e italianos no bairro do Santo Cristo.
Uma coisa que nunca entendi é como um português foi um dos incentivadores da Escola de Samba Vizinha Faladeira.
O nome da escola surgiu como uma espécie de ironia a duas moradoras da Rua da América, conhecidas e afamadas faladeiras das vidas alheias. Má fama que teve bom proveito. Coisa rara!


Foto Wikipédia – Escola de Samba Vizinha Faladeira



Saxofone

Não sei quando ele se interessou em tocar sax. Comprou um livro que ensinava e começou a tocar. Meu filho tentou desta maneira tocar gaita, não conseguiu. É difícil!

Antoine Joseph Sax  (06/11/1814 -04/02/1894)
Sax nunca ficou rico. Devido ao seu sucesso, os concorrentes, de olho nos lucros, lançaram uma tremenda campanha contra ele. Entre outros golpes, acusaram-no de ter roubado a idéia do saxofone, subornaram músicos para boicotar os seus instrumentos e fizeram com que os compositores deixassem o sax à margem das salas de concerto. Adolph sobreviveu aos ataques até que, em 1870, sua patente expirou e qualquer um pôde fazer saxofones. Sua fábrica então faliu. Duas vezes ele declarou bancarrota em 1856 e 1873. Muitos processos foram movidos contra ele e passou grande parte da sua vida em batalhas judiciais, gastando assim todo o seu dinheiro. Aos oitenta anos de idade e falido, três compositores se sensibilizaram e solicitaram ao Ministro francês de belas artes que lhe ajudasse. Uma pequena pensão foi dada, a qual lhe garantiu uma ajuda nos seus últimos anos de vida. (material de pesquisa)


Irmandades Religiosas no Brasil

Sua característica principal é o caráter leigo no culto católico. Cada irmandade tinha seu próprio estatuto ou compromisso. Ele definia as normas de funcionamento da associação e os direitos e deveres de seus membros. O estatuto deveria ser aprovado pelo rei de Portugal, como Grão-Mestre da Ordem de Cristo.
Estas associações desempenharam um papel para além do religioso. Seus membros criaram laços de solidariedade e ajuda mútua.

José era da Irmandade da Igreja São José, na Rua São José. Muitos Josés...



Igreja de São José (Rio de Janeiro - RJ)
O templo dedicado a São José teve sua origem em uma pequena ermida construída em 1608 pelo ermitão Egas Muniz, a capela serviu, a partir de 1659, como Matriz e Sé do Rio de Janeiro e foi submetida a diversas reconstruções. No século seguinte, a igreja voltou a sofrer novas obras entre 1725 e 1729. Em 1751 é a Matriz da freguesia de São José. Em 1807, a Irmandade de São José deu início às obras da atual Igreja sob a responsabilidade do Mestre Félix José de Souza, substituído, em 1815, pelo arquiteto do Paço, João da Silva Muniz, sendo inaugurada em 1842. A igreja de estilo barroco tardio possui nave única e corredores laterais onde se localizam um púlpito e três tribunas, na capela-mor têm abóbada semelhante à da nave, e possui duas tribunas por banda. Seu interior é decorado com talha de estilo rococó de autoria de Simeão de Nazaré, discípulo do Mestre Valentim. Em seu frontispício pesado predominam os elementos horizontais de cantaria, compostos pela cimalha, pelo embasamento das duas sineiras e do acrotério central. Numa delas está instalado o famoso carrilhão, ali existente desde 1883. De sua imaginária destacou-se a imagem de São José procedente da França e doada à Irmandade pelo Comendador José Pinto de Oliveira, em 1884, e o grupo escultórico localizado atrás do altar-mor com figuras de São José abatido pela doença, Maria e Jesus. No arquivo da Irmandade, dos mais importantes da cidade, conservam-se livros que pertenceram à confraria dos carpinteiros e pedreiros do Rio de Janeiro, a confraria de São José.

São José

O padroeiro dos trabalhadores e da família



O lugar que José ocupa é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso e pouco aparece na Bíblia.
Era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado a seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo. Fonte Wikipédia

José, O Sonhador.


José: o menino sonhador

De todos os personagens do Antigo Testamento, José do Egito é uma das figuras mais fascinantes. Sua história, marcada pelos sonhos, é cheia de símbolos e significados. Foram ainda seus sonhos que fizeram dele rival de seus irmãos e príncipe do Egito.
José nasceu em Canaã, na Palestina. Era o mais novo dos 12 filhos de Jacó. Seu pai, porém, tinha por ele um amor especial, o que causava muita inveja em seus irmãos. Para eles, Jacó lhe dava exageradas atenções, poupando-o do trabalho e fazendo, inclusive, muita diferença entre todos. Só José foi presenteado pelo pai com uma bonita túnica.
Além disso, José costumava ter sonhos interessantes e estranhos, o que deixava seus irmãos ainda mais furiosos. A reação deles era imediata quando José lhes contava tais sonhos e os interpretava, pois não podiam aceitar que um dia o irmão se tornasse uma autoridade e tivessem que se inclinar a seus pés. Você já conhece algum desses sonhos de José?

José, meu sogro, também era um sonhador. Corria atrás de suas vontades e desejos. De alguma maneira, sempre realizava seus sonhos.
Casei em janeiro, dia três, na Igreja de São José, por José, que partiu neste mesmo mês.


E agora José

Na voz de Carlos Drummond de Andrade















                                                        


   




4 comentários:

  1. "Você está lendo uma frase, um parágrafo. De repente, surge um sorriso em seus lábios.Todos nós já vivemos algo assim. Trata-se do poder da palavras.Para além ou para aquém do que o autor queria dizer, aquela ideia lhe trouxe à lembrança uma experiência prazerosa, ou talvez o tenha levado a devaneios divertidos ou interessantes.Seja como for, é evidente o poder da palavra. Ele se manifesta, por exemplo, quando um texto nos desloca do aqui e agora, do pressuposto ou já conhecido, transportando-nos para outras paragens, outros modos de ver e sentir. Esse é um jeito de desatar nós. Deixar-se conduzir pela mão do autor aos cenários os mais diversos, espiando o mundo com outros olhos." Rubem Alves

    PS: Casei no dia de São José, 19 de março :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida
    Li todas as suas palavras com um sorriso nos lábios.
    Lembrei dos meus pais, Maria e José, esse também devoto de São José.
    Aprendi mais sobre a cortiça.Acho que é por pena da árvore que não consigo jogar fora as rolhas...
    Quero ver a foto de Toni ajudando ao pai no serviço com as abelhas.
    Adorei a história da "Vizinha Faladeira", tão famosa aqui no Rio.
    Eu já andei no side-car de uma moto. Não sei se era Harley Davidson mas foi sensacional!
    Para terminar: sabe quem trabalha na Igreja de S.José?
    O marido de Janaína.
    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada existe por acaso. A “liga” entre amigos é como uma sinfonia, notas musicais que soam juntas em harmonia.
      Tenho fotos lindas do Toni com seus pais, vou-lhe mostrar. Inclusive o livro de Leonardo Boff dedicado ao Nelsinho; é lindo e me faz chorar de emoção pelas lembranças.
      Quer dizer que o marido de Janaína trabalha na Igreja de São José? Depois diz o nome dele para o Toni procurá-lo; toda semana que vai ao dentista ele passa lá.
      Beijos estalados.

      Excluir