sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Circo


“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”




O Circo

Charlie Chaplin – «O Circo », de 1928 – clique : http://youtu.be/HshIW9Z4pgk




“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!”
José de Barros



Assim, nas ruas da minha cidade, se anunciava a chegada do circo. Atrás vinha o desfile das atrações, mas o palhaço roubava a cena.


E o palhaço o que é?


É um personagem cômico. Pode ser de circo, de grandes ou pequenos shows. Pode ser rico e famoso, ou pobre, e até pedir trocados na rua ou nos sinais luminosos. Mas deve ser sempre engraçado e, freqüentemente, usa um nariz vermelho.

Não gosto quando usam “palhaço” como adjetivo pejorativo para ofender alguém, tampouco quando usam um nariz vermelho em protestos e greves. Acho um mau uso do personagem, tão rico em nossa memória. Eles, também, não gostam.

Piolin não faz parte da minha história, mas da nossa história. Foi o único palhaço do Brasil a participar de um dos movimentos mais significativos da arte, a Semana de Arte Moderna de 1922 (*), enquanto a seu lado só existiam poetas, pintores, arquitetos e teatrólogos.

(*) A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas. http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna/


Carequinha está vivo na minha memória e, também, na do meu filho; duas gerações.
George Savalla Gomes (Rio Bonito, 18 de julho de 1915 - São Gonçalo, 5 de abril de 2006) nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do Estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram trapezistas e ele literalmente nasceu no circo, pois sua mãe, grávida, estava no trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro. (Wikipédia)



Foi um dos maiores e mais queridos palhaços do Brasil, um grande acrobata e mestre nas cambalhotas. Também famoso por ser compositor de marchinhas carnavalescas e, ao mesmo tempo, circenses.


Uma música famosa é "O Bom Menino"

"O bom menino não faz xixi na cama
O bom menino não faz malcriação
O bom menino vai sempre a escola
E na escola aprende sempre a lição
O bom menino respeita os mais velhos
O bom menino não bate na irmãzinha
Papai do céu protege o bem menino
Que obedece sempre, sempre a mamãezinha
Por isso eu peço a todas as crianças
Preste atenção para o conselho que eu vou dar
(falado)
Carequinha, não gosta de criança que faz Xixi na cama,
que desobedece os pais, que falta a escola,
que bate na irmãzinha. Tá certo ou não tá?
(cantado)
Eu obedeço sempre a mamãezinha
Então aceite os parabéns do Carequinha."



Se quiser ouvir, clique: http://youtu.be/__SvstrWzYs



O Circo: o poder do imaginário


O imaginário social está intimamente conectado ao risco. Por que a excitação do risco leva os artistas circenses a se aventurarem debaixo das lonas? E por que espectadores são levados, por estas emoções, ao espetáculo?

Se for excluído o fator risco dos espetáculos, ou melhor, se as pessoas tiverem a consciência de que as apresentações arriscadas, os números mortais, as performances de tirar o fôlego, são todos descontroles controlados (isto é, um artista normalmente não executaria um número e poria sua vida em risco se ele não tivesse exaustivamente treinado e ensaiado a seqüência), enfim, se os espectadores fossem aos espetáculos pensando que tudo é minimamente calculado, onde estaria a graça? Qual então seria a motivação da arte circense, a mola propulsora dessa cultura a partir de então? Com tantas perguntas abre-se, portanto, um profícuo campo de análise. Longe da pretensa intenção de responder a tais indagações, e abusando da imaginação sociológica, acreditamos que o caminho talvez seja ou possa estar naquilo que fez a prática circense ascender ao nível da arte: o belo. (o negrito é meu)


A BUSCA DA EXCITAÇÃO NO MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA  
Marlise Mônica Araújo (UFPR/CEPELS) e Rodrigo de França (UFPR/CEPELS)



O circo ainda vive nos quatro cantos do mundo. Dentro e fora de nós.




Meu melhor circo foi no útero materno.  Como uma árvore, no doce “claustro” onde, placidamente, eu navegava em águas quentes e seguras. Meu show da vida. Um picadeiro e tanto!




  

  


Claustro é uma parte da arquitetura de catedrais ou abadias. Consiste em quatro corredores a formar um quadrilátero, com um jardim no meio - Wikipédia



“O Show da Vida”


A linda música e a coreografia da primeira abertura do Fantástico em agosto de 1973. Clique para ver, vale a pena: http://youtu.be/UQ9geMi1qA4



Era uma vez...


Uma expedição portuguesa que chegou em 6 de janeiro de 1502 a uma baía ou angra que a todos encantou. Batizaram-na, então, de Angra dos Reis em homenagem à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, que é comemorada nesse dia. A vila ali construída recebeu inicialmente o nome de Vila dos Três Santos Reis, depois Vila de Angra dos Reis e finalmente Angra dos Reis.









Nesta baía ou angra fui gerada, na Lua de Mel de meus pais. Nove meses depois nasci e, coincidentemente, faltavam três dias para o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

No plano energético, o que acontece de no momento da concepção?  O tipo da união define ou norteia a história do embrião? Acho que, antes e após a fecundação, tudo já está “determinado” (lei do determinismo), mas não a capacidade de fazer “escolhas” (livre arbítrio).

Penso no amor de meus pais.


(...) Sempre sob o influxo luminoso-magnético, depois de atravessar a periferia do óvulo, o esperma prosseguiu a marcha, gastando pouco mais de quatro minutos para alcançar o seu núcleo. Ambas as forças, masculina e feminina, formavam agora uma só, convertendo-se em tenuíssimo foco de luz. Em seguida, aquele microscópico globo de luz, impregnado de vida, começou a movimentar-se.”
“Está terminada a operação inicial de ligação. Que Deus nos proteja.” André Luiz


Amém!




3 comentários:

  1. Amiga,
    Lendo sobre o circo, me senti criança outra vez, mas logo caí na real...
    Logo se percebe que você é fruto de um grande amor, vive espalhando amor pela vida afora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida!

    Eu adoro circo.
    Lembro que quando menina, de vez em quando vinha um circo em nosso pequenino vilarejo. Bom, era a maior aventura. Eu amava demais tudo isto. Sonhava com a vida nômade desses artistas e ficava imaginando para cada um deles uma história diferente. Quando o circo ia embora, meu coração chorava. A pequena aldeia ficava tão vazia...

    Lindo o post.
    Nostalgia!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Mimar...estou sem palavras diante desta tua postagem.
    :0

    ResponderExcluir