sábado, 11 de fevereiro de 2012

Tempo

   Tempo... Tempo... Tempo... Tempo

“Oração ao Tempo”



“colhe o dia” 

Foto: wabi-sabi wanderings

Mas, se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurrar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? - Carpe - ouve?
“-Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas.”

Nesta cena do filme, o Prof. Keating está em frente a uma galeria de fotos de ex-alunos que se formaram na tradicional escola Welton. Ele pede para que os alunos se aproximem da galeria para ouvirem o espírito de seus predecessores a dizer: "carpe diem".
Literalmente, esta frase significa “Colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro”.
Tornado célebre junto ao grande público desde a antiguidade, o excerto Carpe diem é objeto de uma má interpretação: “Aproveita o dia presente” (quando as duas palavras significam “colhe o dia”) é compreendido como uma incitação ao mais forte hedonismo, talvez o mais cego, ele perde toda relação com o texto original que, ao contrário, incita a bem saborear o presente (sem, porém, recusar toda e qualquer disciplina de vida), na idéia de que o futuro é incerto e que tudo é destinado a desaparecer. Fonte: Wikipédia

Viver o hoje ou se preparar para o futuro?
"Se tivesse poupado mais, economizado mais, me precavido mais, não teria chegado a essa situação de miséria que me encontro" ou "Passei tantos anos da minha vida poupando e pensando no futuro pra chegar até aqui e descobrir que não vivi nada"

Tempo...
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Chronos refere-se ao tempo cronológico, aquele que pode ser medido. Já kairos significa "o momento certo" ou "oportuno": um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. 

A noção de tempo é inerente ao ser humano, visto que somos capazes de reconhecer e ordenar o que ocorre através de nossos sentidos. Mas, estes sentidos e percepções são mestres em nos enganar porque os processos são psicossomáticos e, às vezes, acontece uma ilusão de ótica.  Da mesma forma, temos a sensação de que, em certos dias, determinados fatos transcorreram de forma muito rápida e, em outros, os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio diga o contrário.


O Pensador 
Uma das mais famosas esculturas do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação.
 “Tu não procures… encurta a esperança, pois a vida é breve. Enquanto falamos, terá fugido ávido o tempo: Colhe o instante, sem confiar no amanhã”. Odes (I, 11.8) do poeta romano Horácio (65 - 8 AC)


 Tempos Sentidos




Ontem, ao entardecer, tivemos aqui um temporal com mais barulho do que água.

Uma das explicações que existem para o som da chuva ser tão relaxante e agradável é que ele remete aos sons do líquido amniótico, quando estamos no útero materno. Essa ligação com o som de chuva me acompanha, sempre.

Também senti o cheiro da chuva, aquele perfume que vem quando os primeiros pingos d’água atingem o chão quente e seco do verão. É como um spray que cresce e se esparrama no ar como um perfume.

A água lavou o chão, a sua horizontalidade e, também, o ar.  Com esta sensação, hoje bem cedo caminhei na beira da praia. A areia estava cheia de algas, sinal de água fria e limpa. Mergulhei e senti na pele o contraste da água gelada com o calor do ar.

Depois de uma hora de caminhada, o mormaço me expulsou da praia. Sem compromisso matutino, apenas com-migo e sem-tigo, fui ao Hortifruti e pedi uma salada de frutas.

Que sensação boa! Tão pouco para ser e estar feliz: o som e o cheiro da chuva, o contato da água do mar fria e da areia fina, o sabor refrescante das frutas frescas e a visão esplendida da natureza.

Tempo e atitude



 Matisse - Odalisque with Red Culottes
"Matisse é uma atitude"

Emilie Ovaere,


Há uma época na vida em que olhamos para o espelho e nos vemos sem tanto tempo.  Este tempo, de natureza inexorável, torna os acontecimentos passados irremediavelmente perdidos. Seus registros estão arquivados em algum tipo de memória cultural ou ancestral.

Esse tempo maduro, a que me refiro, muda valores, traz mais liberdade de ação, de escolha, promove desapegos do que não é fundamental para a felicidade e nos leva a uma nova visão da vida.

E, como sobreviver com tranquilidade na vida atual tão cheia de informações e agitação?  Percebo, agora, que simplificar e deixar os excessos de lado ajuda.  Descomplicar!



Menos é mais

“Simplicidade é ter o céu e só querer uma estrela” Simplicidade.jpg

Descomplicar, aproveitar o momento, evitar gastar tempo com coisas inúteis. É o carpe diem, é colher o dia.


Tempo...  Singular e Plural

Vocês já viram aqueles tomates que chegam amontoados nos caixotes e que, por isso, ficam quadrados? Perdem o seu formato natural e ficam quadrados, pluralizados, seriados.


Esta foto não é de tomate no caixote, apenas identifica o que desejo mostrar.




Ser singular!


Com o passar do tempo, depois de tantas conquistas e revezes da vida, esperamos de nós mesmos mais flexibilidade porque necessitamos de leveza diante dos outros e de nós próprios.  Menos cobranças, menos reclamações, menos culpas.


Descomplicar parece o caminho mais adequado para a qualidade de vida que tanto ansiamos.Porque a vida é um sopro...


“A vida é um sopro” o tempo escorre como nos relógios moles de Salvador Dalí





A persistência da Memória. (também conhecida por Relógios Moles)

A Persistência da Memória, de Salvador Dalí, é uma tela complexa e cheia de interpretações. Devido à dimensão diminuta, os símbolos intrigantes de sua pintura ganham ainda mais intensidade.

Quatro detalhes de A Persistência da Memória se destacam:


 1 – Relógios derretidos 
Um dia, sentado diante dos restos do jantar, Dalí reparou que seu queijo camembert havia derretido e começava a se espalhar pelas bordas do prato. Foi a imagem daquele queijo que deu ao pintor a idéia dos relógios derretidos. Algumas horas depois, a pintura estava terminada.

 2 – Criatura bizarra
No plano central da obra, coberta por um relógio derretido está a caricatura do próprio Salvador Dalí. Os cílios sugerem um grande olho fechado em estado de contemplação, do sono ou da morte. Dalí propõe que apenas a superação do tempo “terreno” pode soltar as rédeas da consciência.

3 – Litoral vazio

A paisagem atrás da pintura é o litoral perto da casa de Dalí em Port Lligat, em Barcelona. Percebe-se que o pintor ilumina os penhascos e o mar com uma luz transparente e melancólica.
4 – Formigas Rastejantes
As únicas criaturas vivas no quadro são as formigas na parte de trás do relógio laranja e uma mosca no relógio derretido à esquerda. Dalí odiava formigas e as inclui neste quadro como um símbolo de putrefação.
 Fonte: Universia Brasil


Não deixe de ver o vídeo maravilhoso “Salvador Dalí: surrealismo psicanalítico” feito por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, em outubro de 2008. http://youtu.be/KPZY0wHaqak
A música é do violinista Ed Alleyne-Johnson - http://youtu.be/Nvv0lzjQQ8s


Não sei até quando terei o

 tempo, por isso não me permito 

o seu desperdício.

5 comentários:

  1. Oi Maria Célia, obrigada por sua visita no blog.

    Hoje mesmo no café da manhã conversei com meu marido sobre o "tempo, o fazer, o se preparar para o futuro", quando temos 20 anos achamos que nada nos atinge, "ah, se não der certo, partimos para outra", mas aos 40 anos precisamos que dê certo!


    Beijos e um ótimo domingo a vc.


    Audeni

    ResponderExcluir
  2. É minha querida Mimar...vc é mesmo surpreendentemente espetacular.
    Estou babando com a leitura desta maravilhosa postagem.
    Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. AMO o filme "A Sociedade dos Poetas Mortos".
    Amei a imagem da Cigarra e da formiga (É minha historinha de infância).

    Uma semana simples e maravilhosa pra vc :)

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida,
    Saudade!
    Audeni, no comentário acima, falou do tempo aos 20 e aos 40 anos...
    Nós, que já passamos dos 40, vemos o tempo como um presente precioso, uma dádiva de Deus, e assim tem que ser aproveitado.
    Os tomatinhos estão amadurando e esperando no pé serem colhidos e levados para você.
    Beijocas carinhosas.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Vim trazer carinho e desejo de uma doce e colorida semana :)

    ResponderExcluir